O Clube de Caça e Pesca do Vale do Sousa nasce por iniciativa dos seus sócios fundadores António Lobo da Silva, Alberto Moreira da Fonseca e Justino Nogueira de Sousa.
O clube gere uma zona de caça municipal, cujo processo é o n.° 3182 e cuja fundação se realizou a 7 de dezembro de 1992.
Em 1993 dá-se início às atividades com o campo de treino de Recarei (n.° 83). Este é um campo de treino de perdiz e coelho, onde se pode treinar com arma de fogo. Neste campo pode treinar com cães de caça (coelheiros). O campo de treino está aberto a todos, tanto sócios como não sócios.
Alguns anos mais tarde, passa a explorar também o campo de treinos de Sobreira (n.°81). Neste campo pode treinar com cães de parar (perdigueiros).
No dia 4 de junho de 2000 é inaugurado oficialmente o campo de tiro, agora em instalações próprias, onde também pode desfrutar de um parque de merendas, que também está aberto ao público.
No campo de tiro realiza-se tiro aos pratos em fosso universal. Percurso de caça e compak sporting.
Hoje contamos com 6263 ha dos quais 3000 ha são em instalações próprias.
O clube abrange as freguesias de Gandra, Parada de Todeia, Cête, Baltar, Sobreira, Recarei e Aguiar de Sousa.
Aqui pode caçar pombos, rolas, galinholas, perdizes e coelhos. Também se realizam regularmente, largadas de perdizes, patos, faisões, bem como batidas a raposas e montarias, salto e esperas ao javali.